Doações por partido Andrade Gutierrez

Quem recebeu dinheiro da Andrade Gutierrez?

Ontem explodiu a notícia de que a Andrade Gutierrez teve sua delação premiada homologada. Com ela veio à tona que a empresa junto de agentes políticos elaborou um método de propinas disfarçadas de doações legais de campanha.

Segundo as notícias divulgadas, os delatores informaram que acordavam uma quantia de 1% de propina em obras públicas e no momento eleitoral esse superfaturamento era repassado aos partidos como doações nos caixas das campanhas.

Essa relação entre partidos e empreiteiras, que doam milhões em eleições para diversos partidos de ideologias contraditórias já é alvo de desconfiança há muito tempo. Muito embora até pouco tempo não existia uma comprovação ou evidência que pudesse enquadrar tais doações como crime.

Com a delação premiada e as notícias que dela decorreram, resolvi fazer um levantamento inicial, com os dados disponíveis no site do TSE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais) e os números são espantosos.

Apesar do enfoque dado às doações ao PT, 12 partidos receberam dinheiro oficialmente por meio de seus diretórios nacionais. O PSDB recebeu também em seu diretório do Maranhão e o PSB (da candidatura de Eduardo Campos e depois Marina Silva) recebeu dinheiro na conta do Comitê de Campanha Presidencial.

Os valores estão no gráfico abaixo para todos que quiserem conferir:

 

Doações por partido Andrade Gutierrez

Além do levantamento por partido, realizei a mesma consulta por candidatos. Apesar de serem “poucos” os candidatos que receberam, chama atenção que ninguém mais ninguém menos que Paulo Skaff (candidato pelo PMDB ao governo de SP) e Beto Richa (candidato do PSDB ao governo do PR) estarem entre os que receberam.

Doações por candidatosApesar dos valores aqui listados não “provarem nada”, pois são doações que foram declaradas e contas que foram julgadas pelo tribunal eleitoral, nos faz refletir e lançar dúvida a respeito dessa forma de construção política que tomou conta do país.

Mais que isso, se a delação se confirmar e, de fato Dilma/Temer tiverem sido beneficiados por um esquema de doações fruto de propina camuflada, o caso deve ser estendido para todos esses acima, que como o PT e o PMDB receberam dinheiro da mesma empreiteira, que está em obras em diversos governos estaduais e municipais.

Cada vez mais, as investigações mostram o nível de desgaste e a fratura da “Nova República” brasileira. Num cenário como esses, qual legitimidade tem a maioria dos políticos para continuar em seus cargos? A desconfiança sobre a legitimidade dos processos eleitorais e do uso do dinheiro público é a cada dia maior.

É justamente por isso que estamos em busca de que o povo possa dar sua opinião e dizer se quer que o governo e esses deputados e senadores eleitos com dinheiro, no mínimo, suspeito continuem em seus cargos. É também por saber que se a procura continuar vão achar muitas coisas erradas que amplos setores da política nacional querem acabar com as investigações e abominam a ideia de uma nova eleição geral.

Claro que só as eleições não bastam, é urgente uma reforma completa do sistema político e institucional no Brasil para vetar e acabar de uma vez por toda com a relação promíscua entre empreiteiras, bancos e grandes empresas com a política e a coisa pública.

No mais está aí para todo mundo ver, todos os que receberam algum dinheiro da Andrade Gutierrez, e não foi pouco dinheiro, nem poucos partidos.

*OBS: Na imprensa aparece o número de 35 milhões doados ao PT. Esta aparente divergência se deve ao fato de que fiz o gráfico apenas com o doado para os órgãos partidários e a tabela com doações para candidatos. Se você somar o doado para o PT com o doado para a campanha de Dilma chegará aos 35 milhões, mais ou menos.

2 Comments

  • Jared Esteban Cardozo 9 de abril de 2016 at 10:24

    Pouco a pouco está ficando cada Vez mais profunda e menos clara toda esta red de mentiras influências e corrupção que é uma luta clara por poder…. Isso me deixa a incerta pergunta em quem posso confiar??? Até agora acho que só na Polícia Federal e no juiz Moro
    Será que fica alguém fora de toda esta historia….E si eles continuam governando ou fazendo leis como vamos ter uma reforma…Ou quien vai faze-la

    Reply
  • Antonio Barbosa Lima 10 de abril de 2016 at 21:05

    É ridiculo o que os prefeitos vem fazendo junto com os Empresários do setor!
    Um transporte que não oferece a minima condição, lotados e sem ar-condicionado.
    Para o Rio de Janeiro, que temos uma temperatura elevaddisima, vejo esse aumento como um crime que estão praticando contra os trabalhadores que se obrigam em andar em carroças sem segurança para ir para seu trabalho.

    Reply

Leave a Comment