deputados_suspeitos_comissao

82% dos Deputados da Comissão do Impeachment têm algo para se suspeitar

Sei que já faz um tempo que passou a votação na comissão do impeachment da câmara. Mas como sempre há tempo para verificar certas informações, resolvi publicar mesmo assim este post.

Na época surgiu um post no facebook dizendo que 35 dos 38 deputados que votaram pelo impeachment tinham processos por corrupção, enquanto do lado contrário ao impeachment apenas 3 estariam com problemas na justiça. Essa informação mais uma vez me intrigou. Muitos disseram que era mentira. Fui investigar.

Fiz o levantamento nos portais de transparência. Para todos os efeitos, liguei as pontas, e além de pesquisar quais tinham processos na justiça, levantei os que receberam dinheiro das empresas da Lava Jato.

A conclusão é no mínimo incômoda. A comissão do impeachment, que foi o começo da tramitação dessa história toda no congresso nacional, tinha nada menos que 82% de seus deputados suspeitos por processos na justiça ou por terem recebido dinheiro de empresas da Lava Jato.

deputados_suspeitos_comissao

 

Abaixo há a distribuição por posição entre os que receberam dinheiro da Lava Jato. O resultado é perturbador, 42 dos 65 membros receberam dinheiro das empresas da Lava Jato.

Apesar de muitos poderem dizer que isso não prova nada, pois as empresas podem ter feito doações legais, eu sinceramente vejo muito mais motivo para desconfiar destes, do que para confiar.

comissao_lavajato

 

Também levantei individualmente quantos em cada uma das posições tinham problemas com a justiça.

comissao_processadosO número é diferente do que foi espalhado pela internet, como podem ver, mas acho que o foco não é esse. Mais uma vez, são 37 dos 65 deputados com problemas na justiça.

Como dito já no início do post é assustador ver que tivemos uma comissão, que foi destacada especialmente para verificar um Impeachment de Presidente da República, ter 82% de suspeição. Em números concretos, 54 dos 65 deputados aparentavam algum motivo para desconfiarmos.

Infelizmente, essa tem sido a regra no parlamento brasileiro. O jogo de interesses é muito forte, os deputados, senadores e vereadores muitas vezes são verdadeira hienas ávidas por poder e dinheiro fácil.

Existe uma casta política que tomou de assalto a política nacional. Ela está sendo próspera, seja roubando merenda, ou a petrobrás, seja cortando nossos direitos ou aumentando seus próprios privilégios. A nós, cabe ocupar a política e jogar fora todos esses lixos que não nos representam.

No Comments

Leave a Comment